18 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Número 2 da Previdência de Lula é preso em operação contra fraudes bilionárias no INSS

O secretário executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal, considerado o número dois da pasta no governo Lula (PT), foi preso nesta quinta-feira (18) durante nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal. Ele foi afastado do cargo e teve a prisão domiciliar decretada por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ofensiva mira um esquema de fraudes em descontos associativos indevidos aplicados a aposentados e pensionistas do INSS. Ao todo, a PF cumpre 52 mandados de busca e apreensão, 16 de prisão preventiva e outras medidas cautelares em São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão e no Distrito Federal.

Segundo a investigação, o grupo é suspeito de inserir dados falsos em sistemas oficiais, atuar em organização criminosa, cometer estelionato previdenciário e promover ocultação e dilapidação de patrimônio. A operação busca conter o avanço das fraudes e identificar os responsáveis no alto escalão e na cadeia operacional do esquema.

Deflagrada inicialmente em abril, a Operação Sem Desconto revelou um rombo estimado em até R$ 6 bilhões em benefícios previdenciários. Até agora, ao menos 18 pessoas já foram presas. Com a ação desta quinta-feira, a Polícia Federal chega à nona fase da investigação.