O novo Secretário de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, defendeu a autorização das ‘saidinhas temporárias’ aos presidiários, incluindo as de Natal e outros feriados, em entrevista com o apresentador José Luiz Datena. Sarrubbo foi nomeado pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, na quarta-feira (17).
Segundo Sarrubbo, a pena criminal prevê a ressocialização do encarcerado e faz parte de um sistema que deve ser bem aplicado. Ele afirmou ser entusiasta da saída temporária. “Apenas 4% não voltam, acabamos vendo nesse meio tempo casos muito graves, acho que a partir daí precisamos trabalhar esses conceitos, para tomarmos as melhores decisões. (…) mas precisamos manter o direito; ele é muito significativo para a ressocialização, mas bem concedido para evitarmos mortes e outros crimes. Precisamos aperfeiçoar mecanismos e tomar decisões corretas”, pontuou ele.
Além disso, o secretário também defende expandir o modelo de câmeras corporais nos uniformes da Polícia Militar. Para ele, os equipamentos protegem os cidadãos e os policiais, e o governo precisa ajudar a reduzir a letalidade policial: “Matar mais pessoas, está provado, não melhora o sistema de segurança pública”.