Search
Close this search box.
Search

Nova identidade conta com QRCode, versão digital e CPF como número principal

Visando a simplificação de identificação e a digitalização de documentos, o Governo Federal está empenhado em acelerar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para os cidadãos brasileiros. O novo documento conta com o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) como único número de identificação, extinguindo o número de RG. Além disso, outra mudança, é o fim da imagem do polegar, que foi substituído por um QRCode.

PUBLICIDADE


Com presença em 24 estados, o trabalho de emissão da nova identidade está a todo vapor. Atualmente, 7,5 milhões de brasileiros já estão com o novo documento. As expectativas do Governo Federal é que ao menos 70% da população esteja com a nova versão até o final de 2026. O QRCode, além de acesso a versão digital da carteira, também traz outros dados e documentos pessoais do cidadão, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até mesmo o PIS.

A exclusão do tradicional número do RG se dá mediante a falha de segurança. Antes, um único cidadão podia ter vários números de RG, devido a mudança de cada estado para o registro, o que dificultava a execução de políticas públicas e um processo de identificação mais eficiente. “Fazer a perfeita identificação dos cidadãos é uma pauta que o Brasil persegue há 40 anos”, afirmou o secretário de Governo Digital no Ministério da Gestão, Rogério Mascarenhas.

Todos os direitos reservados