O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) protocolou um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nessa terça-feira (15). Na visão do parlamentar, a crise diplomática do Brasil com os Estados Unidos é culpa de Lula e o petista precisa ser responsabilizado por isso.
Para Nikolas, Lula cometeu crimes de responsabilidade por colocar em risco a existência política da União e por improbidade administrativa em agir de forma não condizente com o cargo que ocupa.
O pedido foi entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Se Motta aceitar, será formada uma comissão para analisar o pedido e Lula terá o prazo de dez sessões para apresentar sua defesa por escrito.
Há uma semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que irá taxar em 50% os produtos brasileiros importados para equilibrar a balança comercial (os dados mostram que é inverdade pelo fato dos EUA terem exportado mais do que importado do Brasil) e pediu que o processo que avalia a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro em uma trama de golpe de Estado seja arquivado imediatamente.










