Nesta sexta-feira(15), o deputado mineiro Nikolas Ferreira protocolou um pedido de convocação do ministro da Justiça, Flávio Dino. O pedido foi feito na Comissão de Fiscalização e Controle e foi realizado para que o ministro explique supostas interferências do ministro na Polícia Federal, que tem que ser independente do governo.
Nikolas aponta quantro ocasiões onde seria possível observar interferência de Dino na atividade da corporação, por meio de declarações públicas. Entre os pontos, tem a declaração do Ministro do Esporte, André Fufuca, que disse que Flávio Dino não teria dinheiro, mas teria a polícia. O segundo momento citado por Nikolas é quando o ministro afirmou que a PF está a serviço da causa do presidente Lula.
Os dois últimos motivos são uma fala sobre a PF investigar os agentes envolvidos na prisão do presidente e quando houve uma ameaça de colocar a corporação para investigar o jornalista Alexandre Garcia, opositor de Lula e que se tornou um dos príncipais críticos a sua gestão nesse mandato.