23 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Negociações entre Mercosul e União Europeia chega ao fim

Nesta sexta-feira (6), foi oficialmente anunciado o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, após a reunião dos líderes dos blocos na cúpula do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai. A assinatura do acordo ocorrerá depois que os textos passarem por uma revisão jurídica e sejam traduzidos para os idiomas oficiais dos países envolvidos.

As negociações, iniciadas em 1999 e interrompidas após um acordo inicial em 2019, foram retomadas recentemente a pedido da Comissão Europeia. Durante cinco anos, o progresso foi impedido pela pressão de alguns países da UE, especialmente a França, que temiam a concorrência dos mercados do Mercosul.

Em entrevista coletiva, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que o acordo trará benefícios significativos para consumidores e empresas de ambos os lados, economizando 4 bilhões de euros em taxas de exportação por ano. Ela garantiu que os padrões de saúde e alimentos da UE permanecerão intocáveis e que os exportadores do Mercosul deverão cumpri-los rigorosamente.