O ex-prefeito e atual secretário estadual de Relações Federativas Internacionais, Júlio Cézar, voltou a ser alvo de críticas nesta semana após divulgar um vídeo nas redes sociais em resposta às denúncias de problemas no atendimento do SUS em Palmeira dos Índios (AL). Diante de queixas sobre o caos na saúde pública, ele afirmou que quem “não quer usar o SUS, faça um plano de saúde”, provocando forte reação negativa entre moradores e internautas.
A declaração foi feita em meio a relatos de usuários e profissionais sobre falhas no serviço de saúde, especialmente na UPA da cidade, e muitos entenderam que a fala de Júlio César minimizou os problemas enfrentados pela população que depende integralmente do sistema público de saúde.
Nas redes sociais e no debate público, a frase repercutiu mal, com críticas à sugestão de transferir para o cidadão a responsabilidade por acessar serviços básicos de saúde, e questionamentos sobre o papel do poder público em garantir atendimento universal e digno. A polêmica acrescentou ainda mais pressão sobre a administração local em um momento em que quem depende do SUS reclama de filas, falta de estrutura e dificuldades no acesso aos serviços.








