A menos de um ano de distância das eleições municipais de 2024, onde muita coisa será definida, o cenário político de União dos Palmares deve mudar completamente. Um parecer da Procuradoria Regional Eleitoral de Alagoas está acusando o MDB de fraude à cotas de gênero nas eleições de 2020.
O que despertou a atenção do órgão foi que as candidatas Ana Cláudia Ferreira da Silva e Ewelly Rubyllene Gomes da Silva Alves somaram apenas quatro e cinco votos, respectivamente, isto segundo o Ministério Público Eleitoral. Além da votação insignificante, a suspeita foi intensificada pela falta de movimentação financeira em suas campanhas e a ausência de votos em suas seções eleitorais.
Um dos principais suspeitos apontados pelo órgão é o vereador Almir Belo, este tem o nome cotado como candidato a vice-prefeito na chapa presidida por Junior Menezes, atual vice-prefeito da cidade. O parlamentar está com o mandato sob risco de cassação.
Contudo, a decisão que será tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá dar o tom do pleito de 2024, uma vez que o grupo de Menezes será obrigado a rearticular toda a sua estratégia de campanha caso a fraude seja confirmada e Almir Belo se torne inelegível.