Maceió, 13 de abril de 2025.
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Mulheres ganham 20% a menos que homens no Brasil, segundo Ministério do Trabalho

Em empresas do setor privado no Brasil, as mulheres recebem 20,9% a menos em comparação aos homens. Os números foram apresentados no Relatório de Transparência e Igualdade Salarial, divulgado nesta segunda-feira (7), pelo Ministério do Trabalho.

O levantamento levou em consideração 19 milhões de pessoas em mais de 53 mil empresas com o mínimo de 100 empregados. A remuneração média dos homens girou em torno de R$ 4.745,53. As mulheres receberam R$ 3.755,01.

A pesquisa também apresentou que a diferença toma maiores dimensões quando o estudo é direcionado a mulheres negras. Em relação a homens negros, a diferença chega a 27.36%. Ao comparar mulheres negras com homens não negros, a disparidade atinge 110,63%.

Os dados mostram que ainda há muito a ser feito em relação à equidade salarial. A Lei de Igualdade Salarial foi promulgada em julho de 2023 e obriga empresas com mais de 100 funcionários a receberem a mesma remuneração para trabalho de mesmo valor. A legislação obriga as empresas a adotarem medidas para que a igualdade seja garantida.