A Prefeitura de Maceió está disponibilizando um método anticoncepcional inovador para mulheres em situação extrema de vulnerabilidade social. Trata-se do implante subdérmico, que possui eficácia contraceptiva de 99% e pode ser mantido sob a pele por um período de três anos.
Executado pela Diretoria de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Consultório na Rua, a introdução do implante subdérmico (debaixo da pele) de etonogestrel na prevenção da gravidez está sendo direcionada, a princípio, para o contingente de cerca de 1.500 mulheres que estão em situação de rua em Maceió, que são cadastradas e já contam com as ações de saúde do programa.
Produzido em laboratório, o etonogestrel é um hormônio que se assemelha à progesterona (hormônio feminino que atua no sistema reprodutor). Inserido logo abaixo da pele do braço, o implante é um pequeno bastão de plástico (4cmx2mm), que contém 68 mg da substância etonogestrel, liberada em pequena quantidade continuamente na corrente sanguínea.