O Ministério Público Federal (MPF), promoveu uma reunião técnica para discutir os passeios marítimos noturnos realizados em Maceió. A reunião foi realizada na manhã da última quinta-feira (10), esses encontros ficaram conhecido como “Banho de Lua” e acontecem na praias da capital e do municípios do estado.
O objetivo do encontro é compreender melhor a dinâmica dos passeios, avaliado seus impactos buscando formas de conciliar as atividades turísticas com a proteção ambiental. Além de verificar o cumprimento de Lei Municipal n° 6.345/2014, que regulamenta os passeios na orla marítima e lagunar da capital.
“A postura das associações foi muito positiva, demonstrando compreensão quanto à necessidade de regramento dos passeios para evitar o turismo predatório. Elas buscam um modelo sustentável, o que motiva ainda mais o MPF a adotar providências para garantir essa regulamentação. Isso será viável por meio do Conselho Gestor previsto na Lei nº 6.345/2014. Com esse instrumento legal, buscamos uma gestão mais democrática e equilibrada, que permita tanto a exploração econômica sustentável quanto a proteção do ecossistema marinho”, afirmou o procurador Érico Gomes ao final da reunião.