Três procuradores de Justiça vão compor a lista tríplice que será encaminhada ao governo de Alagoas para a escolha do próximo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MPAL).
O processo faz parte da eleição interna realizada pelo Colégio de Procuradores, em que promotores e procuradores ativos votam presencialmente para definir os nomes mais votados. A votação está marcada para o dia 5 de janeiro de 2026, e os três com maior número de votos integrarão a lista.
Estão inscritos para concorrer à composição da lista tríplice o atual procurador-geral, Lean António Ferreira de Araújo, e os procuradores Maurício André Barros Pitta e Isaac Sandes Dias, entre outros candidatos inscritos.
Após a eleição interna, a lista tríplice será encaminhada ao chefe do Poder Executivo Estadual, que terá a prerrogativa de escolher quem ocupará o cargo de procurador-geral de Justiça para o biênio a partir de abril de 2026.
O procurador-geral de Justiça é responsável por conduzir a atuação institucional do MPAL, coordenar políticas de investigação e fiscalização e representar o órgão em ações de interesse público.






