MP pede que TCU investigue suposta interferência de Lula na Petrobras

Imagem: Reprodução

O Ministério Público (MP) junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou à corte que apure possível interferência do governo Lula (PT) na Petrobras. O pedido foi feito pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado.

PUBLICIDADE


O procurador cita a decisão da Petrobras de não distribuir cerca de R$ 44 bilhões em dividendos extraordinários aos acionistas, que poder ter sido afetada por interesses do governo federal. A representação diz que, caso a interferência seja confirmada, os agentes públicos envolvidos devem ser alvos de processo administrativo e o caso encaminhado ao Ministério Público Federal.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, negou a interferência do governo na decisão, mas disse que houve orientação do Lula. “É legítimo que o Conselho de Administração se posicione orientado pelo presidente da República e pelos seus auxiliares diretos, que são os ministros. Foi exatamente isso o que ocorreu em relação à decisão sobre os dividendos extraordinários”, escreveu no X (antigo Twitter), no último dia 13.

Todos os direitos reservados