Visando um pleito tranquilo para a escolha de conselheiros tutelares em Maceió, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) , por meio das 13ª e 44ª Promotorias de Justiça da Capital, expediu Recomendação Administrativa aos órgãos públicos envolvidos. O documento foi direcionado à Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), Guarda Municipal, ao Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), bem como à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
Desta forma, a Prefeitura de Maceió ficou incumbida de convocar servidores municipais para atuar como mesários, secretários, presidentes e escrutinadores do processo de escolha, informando que os mesmos devem comparecer, no dia 1º de Outubro de 2023, uma hora antes do início da votação que se dá às 7h.
Já para a Polícia Militar ficou o entendimento de que nas escolas onde haverá de votação devem ficar três militares. Além disso, o policiamento deve permanecer das 7h às 17h, cogitando-se a possibilidade de permanência no local se houver atraso. A apuração deverá ser feita por 20 policiais militares, até as 23h e, para evitar qualquer tipo de transtorno deve a corporação disponibilizar efetivo motorizado até a dispersão das pessoas.