Faleceu na manhã deste domingo (12), aos 86 anos, o ex-presidente da OAB Marcello Lavenère Machado, reconhecido como uma das mais importantes referências do campo jurídico no país. Ele deixa a esposa, seis filhos, 15 netos e sete bisnetos. O velório e a cremação ocorrerão em Brasília nesta segunda-feira (13).
Lavenère era natural de Maceió (AL) e foi presidente da OAB de Alagoas por dois mandatos consecutivos, além de ter presidido o Conselho Federal da OAB entre 1991 e 1993. Além de advogado, também atuava como consultor jurídico.
Membro vitalício do Conselho Federal da OAB, Marcello Lavenère foi o responsável pela assinatura do pedido de impeachment contra o ex-presidente Fernando Collor de Mello, quando presidia o Conselho Federal da OAB. Em nota, a Prefeitura de Maceió lamentou o falecimento:
NOTA DE PESAR
A Prefeitura de Maceió lamenta o falecimento do jurista Marcello Lavenère, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, e do Conselho Federal da OAB, expressando sentimentos da atual gestão aos seus familiares e amigos. Alagoano, o advogado sempre esteve à frente das lutas pelo estado pleno de direito e pelas liberdades individuais, representando com honra e dignidade o nome do nosso estado e de nossa Maceió.