Moradores dos municípios de Coqueiro Seco e São Miguel dos Milagres, em Alagoas, já podem solicitar o saque do FGTS por motivo de calamidade desde a última quinta-feira (19), em decorrência das fortes chuvas que atingiram as regiões. A solicitação pode ser feita até o dia 16 de setembro diretamente pelo Aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência da CAIXA. O valor máximo permitido para saque é de R$ 6.220,00 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível. É necessário que o trabalhador tenha saldo no FGTS e não tenha feito outro saque por calamidade nos últimos 12 meses.
Para solicitar o benefício, o trabalhador deve acessar o aplicativo FGTS, disponível gratuitamente para Android e iOS, e selecionar a opção “Solicitar saque” no menu “Saques”. Em seguida, é necessário escolher a opção “Calamidade pública”, informar o nome do município e inserir os dados do endereço. O valor pode ser creditado em conta da CAIXA, inclusive na Poupança Digital CAIXA Tem, ou transferido para outra instituição bancária sem custos.
Durante a solicitação, é preciso encaminhar alguns documentos: foto do documento de identidade (frente e verso), uma selfie segurando o mesmo documento e comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Caso não possua comprovante, é possível apresentar declaração da prefeitura ou uma declaração própria, que será validada pela CAIXA. Se o comprovante estiver em nome do cônjuge, é necessário anexar também a certidão de casamento ou escritura pública de união estável.













