Em uma votação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os ministros Benedito Gonçalves e André Ramos Tavares decidiram rejeitar um recurso apresentado por Jair Bolsonaro contra a decisão anterior da corte que o impede de concorrer a cargos eletivos até 2030. O voto de Benedito Gonçalves foi lançado na madrugada de sexta-feira (22), marcando o início do julgamento que continuará até a próxima quinta-feira (28).
Com a votação de 2 a 0 contra Bolsonaro até o momento, os ministros Nunes Marques, Cármen Lúcia, Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques e o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, ainda não revelaram seus votos. No formato virtual, apenas a decisão de cada ministro é registrada, sem detalhes do voto. Qualquer pedido de vista ou destaque pode interromper o julgamento, com a possibilidade de retomada em até 90 dias.
A inelegibilidade de Bolsonaro até 2030 foi baseada na acusação de abuso de poder político durante uma reunião com embaixadores, na qual ele questionou a integridade do sistema eleitoral brasileiro meses antes das eleições.