Em um gesto de aproximação e incentivo ao esporte, o ministro Luiz Fux, renomado mestre de jiu-jitsu, promoveu uma aula especial para um grupo de crianças e adolescentes do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. A visita, ocorrida na última quinta-feira, 24 de abril, foi organizada após o ministro conhecer um projeto social desenvolvido no Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro da Maré.
Durante o encontro, que aconteceu no Centro de Treinamento do STF, o ministro Fux compartilhou seus conhecimentos e paixão pela arte marcial com os jovens, proporcionando um momento de aprendizado e descontração. Praticante de jiu-jitsu há mais de 50 anos, Fux conduziu a aula, dividindo o tatame com crianças e adultos, demonstrando seu compromisso com a promoção da educação física e de uma vida saudável.
Além da aula de jiu-jitsu, o grupo teve a oportunidade de almoçar no refeitório do Tribunal e assistir ao início da sessão plenária no Salão Branco, onde se encontraram com outros ministros do STF. O projeto Geração Maré, criado em dezembro de 2024, oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu, ginástica e atividades educativas e culturais para cerca de 120 crianças e adolescentes e 40 adultos, em parceria com o Maré Top Team e a Legião da Boa Vontade.