Search
Close this search box.
Search

Ministro da Fazenda expressa preocupação com aumento de 65% nas passagens aéreas

Na última quinta-feira (28), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que a única fonte de preocupação no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) é o aumento dos preços das passagens aéreas. O IBGE divulgou que o IPCA-15 teve uma alta de 0,40% em dezembro, superando as expectativas do mercado financeiro. Durante entrevista coletiva, Haddad enfatizou que o item de passagens aéreas aumentou 65% nos últimos quatro meses, ressaltando a preocupação com esse impacto no índice.

PUBLICIDADE


O ministro observou que o aumento nas passagens aéreas não afeta uniformemente toda a sociedade, mas pode ter um impacto significativo para aqueles que viajam a trabalho. Ele destacou que, apesar de não ter dados específicos sobre quanto esse aumento representa no IPCA, é uma questão que merece atenção devido ao seu peso. O grupo Transportes, impulsionado principalmente pelo aumento nas passagens aéreas, contribuiu com 0,16 ponto percentual para a inflação de 0,40% medida pelo IPCA-15 de dezembro.

Enquanto as passagens aéreas registraram uma elevação de 9,02%, os combustíveis apresentaram uma queda de 0,27% em dezembro, com a gasolina ficando 0,24% mais barata. O aumento de 0,83% no preço dos táxis, influenciado pelo reajuste em São Paulo, e o aumento de 1,91% no ônibus urbano, por reajustes em Salvador e recomposição de preços em São Paulo, também contribuíram para o índice.

Todos os direitos reservados