A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participa nesta segunda-feira (11) de uma reunião para a criação de um memorial para as vítimas da Covid-19. Em 2020, nesta mesma data, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarava a situação de pandemia no mundo. Ao todo, o Brasil já registrou cerca de 38 milhões de casos e 710.427 mortes pela doença.
A atividade acontece no auditório Embaixador Wladimir Murtinho, no Palácio Itamaraty, nesta segunda (11) e terça-feira (12). O seminário visa promover um debate entre especialistas, autoridades e profissionais de diversas áreas, que atuaram no combate ao negacionismo e às fake news durante a pandemia.
A ministra da Saúde, vai reunir personalidades como o comunicador digital Felipe Neto, a empresária Luiza Trajano, o médico Drauzio Varella, a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz, além dos senadores Randolfe Rodrigues e Humberto Costa, que farão participações ao longo do evento.
O memorial terá o objetivo de transformar o momento de dor em memória, homenagem e aprendizado. O seminário também vai contribuir para a constituição de um plano museológico e um edital público para escolha do monumento que vai abrigar o Memorial da Pandemia de Covid-19, permitindo que artistas, arquitetos e outros profissionais se engajem na proposta. O edital apontará o melhor local para construção da estrutura.