O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, criticou duramente a proposta que prevê o fim da escala de trabalho 6×1. Em publicação nas redes sociais nesta terça-feira (10), Hang afirmou que a medida “pode soar bonita no discurso”, mas que, na prática, tende a gerar mais desemprego e prejudicar justamente o trabalhador que depende do salário mensal.
Segundo o empresário, a redução da jornada traria impactos diretos à economia. “Menos dias trabalhados significam menos produção, mais custos para as empresas e menos vagas disponíveis”, escreveu. Para ele, a consequência seria inevitável: ou a diminuição do número de empregos formais ou o aumento no preço dos produtos. “Milagre não existe”, reforçou na publicação feita no X (antigo Twitter).
A proposta de extinguir a escala 6×1 deve entrar em pauta na Câmara dos Deputados em maio, conforme sinalizou o presidente da Casa, Hugo Motta. Atualmente, duas Propostas de Emenda à Constituição tratam do tema: uma apresentada pela deputada Erika Hilton (PSol-SP) e outra pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).
O debate, no entanto, divide opiniões e enfrenta resistência de setores empresariais e econômicos. Um estudo do economista Daniel Duque, do Centro de Liderança Pública (CLP), aponta que a redução da jornada de trabalho pode resultar na eliminação de mais de 600 mil empregos formais, aumentando a pressão sobre o Congresso em torno da votação da proposta.









