Search
Close this search box.
Search

Mancha causada pelas queimadas encobre mais de 500 km de extensão da Amazônia

Uma vasta mancha de fogo, com mais de 500 quilômetros de extensão e 400 quilômetros de largura, está avançando sobre a Amazônia, conforme imagens do satélite europeu Copernicus. Na quinta-feira (29), a área afetada abrangia os estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes do Peru, Bolívia e Paraguai.

PUBLICIDADE


Entre 1º de janeiro e sexta-feira (30), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou mais de 61 mil focos de queimadas na Amazônia e quase 9 mil no Pantanal. Esses biomas estão fortemente impactados pela grande mancha de fogo que continua a se expandir, com Mato Grosso liderando em número de focos de incêndio.

No Mato Grosso, a situação levou à declaração de emergência por 180 dias, enquanto o Amazonas e Mato Grosso do Sul também enfrentam crises graves devido aos incêndios. Rondônia registrou um número recorde de queimadas em agosto e proibiu o uso de fogo, enquanto o Acre está em situação de emergência desde junho devido ao aumento dos incêndios florestais.

Todos os direitos reservados