8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Mais de 80 milhões no Brasil vivem solteiros e a tendência só cresce

Adultos

Nesta sexta-feira, 15 de agosto, é comemorado o Dia dos Solteiros, e eles têm muito a celebrar. De acordo com o último censo do IBGE, são 81 milhões de brasileiros sem companheiros oficialmente registrados, contra 63 milhões de casados. A tendência é de crescimento: segundo a Euromonitor Internacional, o número de solteiros no mundo deve aumentar mais de 20% até 2040.

Especialistas apontam diferentes motivos para essa escolha, ou falta dela. Entre eles, o desejo de evitar relacionamentos baseados em ciúme e possessividade, traumas que dificultam a criação de laços e a crescente independência emocional. Hoje, ser solteiro deixou de ser visto como “fracasso” e passou a ser considerado uma opção digna e consciente.

As redes sociais e aplicativos de namoro também influenciam, oferecendo um leque de opções quase infinito e diminuindo o interesse por compromissos sérios. Outro fator é a popularização dos brinquedos eróticos, que fortalecem o autoconhecimento e a autonomia afetiva, especialmente entre as mulheres. Além disso, a prioridade dada à carreira deixa menos espaço para um relacionamento duradouro.

E como hoje é sexta-feira, os solteiros podem aproveitar sem peso na consciência: seja com um date, uma noite com amigos, um bom filme ou um gin tônica no sofá. Afinal, sozinho ou acompanhado, o importante é curtir, porque no Dia dos Solteiros, todo mundo merece comemorar.