Mais de 50 garis se machucaram com materiais cortantes em Maceió

Imagem: Reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Em 2023, mais de 50 profissionais da limpeza urbana da cidade de Maceió (AL) se cortaram com algum tipo de material devido ao descarte irregular. Conforme a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), os registros ocorreram com objetos como: lâminas de barbear, agulhas, pregos, pedaços de madeira, tampas de alimentos enlatados, vidros, etc.

O Código Municipal de Limpeza Urbana prevê uma multa de até R$ 1.200 para quem descartar itens perfurocortantes de forma inadequada. A Alurb orienta que os objetos sejam colocados dentro de recipientes como garrafas PETs vazias, caixas de leite, lata ou caixas de papelão.

O órgão também aconselha informar, por escrito, que aquele material é perfurocortante. “Coloque em letras grandes e bem visíveis: “CUIDADO, MATERIAL CORTANTE”. Ou escreva do que realmente se trata. Por exemplo: “CUIDADO, VIDRO QUEBRADO”, informa a Alurb. Com a atitude, além de ajudar os garis, o cuidado também irá evitar acidentes com os catadores de materiais recicláveis e os animais, que também mexem no lixo.

Todos os direitos reservados