Em 2023, mais de 5 mil recém-nascidos em Alagoas foram beneficiados com doação de leite humano. De acordo com dados do Ministério da Saúde, os bancos de leite do estado arrecadaram 1,6 mil litros de leite em um ano. O leite materno doado é oferecido aos bebês que estão internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) das maternidades. Esses bebês estão mais fragilizados e, muitas vezes, em situação de risco.
De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que o aleitamento materno seja capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis. Nenhuma outra estratégia isolada alcança o impacto que a amamentação tem na redução das mortes de crianças nessa faixa etária.
Em Alagoas, os Bancos de Leite Humano estão localizados nas cidades de Maceió, na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM); e no Hospital Universitário (HU). Já no interior, os serviços funcionam em Palmeira dos Índios, na Maternidade Santa Olímpia; em Arapiraca, no Hospital Regional; e em São Miguel dos Campos, na Santa Casa.