Search
Close this search box.
Search

Mais de 10 milhões de jovens brasileiros não estudam nem trabalham, aponta IBGE

 

PUBLICIDADE


Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (6/12) revela que 10,9 milhões de adolescentes e jovens brasileiros, com idades entre 15 e 29 anos, encontram-se fora do ambiente escolar e do mercado de trabalho.

Os números indicam que um em cada cinco brasileiros nessa faixa etária não está matriculado em instituições de ensino e tampouco exerce alguma atividade profissional. O levantamento, parte da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do IBGE, classifica como “desocupados” aqueles que estão desempregados, estejam à procura de trabalho ou não.

A pesquisa destaca que a situação de desocupação e ausência de estudos é mais acentuada entre mulheres pretas e pardas. Dentre os jovens nessa condição, 43,3% são mulheres pretas ou pardas, enquanto 24,3% são homens pretos ou pardos. Por outro lado, 20,1% são mulheres brancas e 11,4% são homens brancos. A pesquisa aponta que a predominância feminina nessa situação está relacionada às responsabilidades domésticas e ao papel de cuidadoras de familiares.

 

Todos os direitos reservados