Dilma Rousseff (PT), que é a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, o chamado “Banco dos Brics”, anunciou 1,11 bilhão de dólares para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul, o equivalente a R$ 5,75 bilhões. O montante, porém, já estava acertado pela instituição com o governo brasileiro de 2020 a 2023.
No anúncio feito por Dilma em suas redes sociais, ela menciona o estado como local que a adotou há mais de 50 anos. “Quero anunciar que vamos destinar 1,11 bilhão de dólares, o equivalente a R$ 5,75 bilhões para ajudar o estado do Rio Grande do Sul e os gaúchos, que me adotaram há mais de 50 anos, a superarem essa tragédia”.
Aproximadamente 370 milhões de dólares deste momento, inclusive, foram fechados na gestão de Jair Bolsonaro (PL), quando Marcos Troyjo comandava o banco. Outros 250 milhões de dólares foram negociados ainda sob a batuta do ex-presidente da República, apesar de terem sido aprovados com o atual mandatário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na chefia do Executivo.