Search
Close this search box.
Search

Maceió monta plano para combate a meningite

Diante da preocupação do Ministério Público Federal (MPF) com a alta de casos de meningite B em Alagoas, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) anunciou um novo protocolo para diagnóstico e tratamento da doença, que afeta principalmente crianças. A partir de 1º de agosto, será implementado um fluxo de coleta de amostras nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com exames específicos no Hospital da Cidade e análise da cepa no Lacen.

PUBLICIDADE


O novo processo estabelece que pacientes com suspeita de meningite serão inicialmente avaliados nas UPAs, com o material encaminhado ao Hospital da Cidade para exames. Casos positivos serão enviados ao Lacen para identificação da cepa da doença. Além disso, as UPAs contarão com laboratório 24 horas para coleta de amostras e a medicação preventiva será administrada de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde.

Em 2024, Maceió registrou 19 casos de meningite, com cinco óbitos associados a doenças meningocócicas, incluindo quatro meninos vítimas de meningite meningocócica Tipo B. A Vigilância Epidemiológica está realizando profilaxia dos contatos dos casos confirmados para conter a propagação da doença.

Todos os direitos reservados