A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) vem colocando em prática mais uma ação inovadora na assistência ao usuário do SUS na capital alagoana.
O município passou a oferecer o serviço de fisioterapia pélvica, um tratamento de prevenção e reabilitação de disfunções do assoalho pélvico, promovendo melhorias significativas em vários pacientes afetados por problemas como incontinência urinária, constipação, disfunção erétil e dores pélvicas.
Idealizado por iniciativa da fisioterapeuta pélvica Vânia Nascimento, em fevereiro de 2025, o serviço vem sendo realizado no bloco C do Pam Salgadinho e já tem sido indicado por ginecologistas, urologistas e proctologistas da rede pública municipal de saúde.
“A fisioterapia nesta modalidade é fundamental para evitar ou melhorar a perda de força da musculatura do assoalho pélvico, que dá sustentação a órgãos como bexiga, útero e intestino. Seu maior benefício, no entanto, é o impacto pessoal na vida dos pacientes, que, a partir do tratamento, resgatam a autonomia sobre o próprio corpo e a qualidade de vida, deixando de conviver com situações constrangedoras ou em isolamento”, destaca Vânia Nascimento.