Nesta quarta-feira (18), teve início a primeira etapa das oficinas presenciais promovidas pelo BrazilLAB na capital alagoana e Maceió está entre as cinco cidades brasileiras escolhidas para participar do Programa de Aceleração Digital dos Municípios, em parceria com o BrazilLAB e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A programação prossegue até quinta-feira (20), no Sebrae/AL, Centro.
As oficinas envolvem diferentes secretarias municipais e o objetivo principal desses encontros é identificar os principais desafios enfrentados na gestão municipal e buscar soluções colaborativas que possam impulsionar a transformação digital em Maceió Guilherme Dominguez, co-fundador e CEO do BrazilLAB, ressaltou a importância da participação de Maceió nessa iniciativa. “A cidade já vem atuando de forma significativa na área de transformação digital e inovação no serviço público, o que lhe rendeu o reconhecimento e a seleção para o programa”. Além disso, Dominguez enfatizou a possibilidade de Maceió acelerar ainda mais sua agenda de transformação digital e inovação, conectando-se ao ecossistema Govtech e atraindo startups e empresas de tecnologia para resolver os problemas da cidade.
As outras quatro cidades selecionadas para o programa são Porto Alegre (RS), representando a região Sul; Campo Grande (MS), no Centro-Oeste; Araguaína(TO), região Norte; e Belo Horizonte(MG), selecionada pelo Sudeste. A participação de Maceió nessa iniciativa é vista como um reconhecimento do trabalho já realizado na área de transformação digital e governo digital.
O secretário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió, Antonio Carvalho, ressaltou a importância desse reconhecimento para a cidade. “A oportunidade de ter Maceió reconhecida como a cidade do Nordeste escolhida para trabalhar nesse programa, mostra que a gestão do prefeito JHC tem pavimentado o caminho para que Maceió seja referência em transformação digital e governo digital. Para a gente é uma alegria receber o pessoal do Brazilab e do CAF para o programa”, ressaltou Carvalho.
Além de ampliar as capacidades digitais, a iniciativa busca aprimorar a gestão pública por meio do uso de tecnologias inovadoras, fortalecer parcerias com outras instituições e disseminar boas práticas no setor público.
Além das secretarias municipais, as oficinas também contaram com a participação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e das secretarias parceiras de Turismo (Semtur), Ações Estratégicas e Integração Metropolitana (Semaemi) e Educação (Semed).