Nesta sexta-feira (04), o presidente Lula (PT) assinou decreto que dá aval para o relançamento do programa “Luz para Todos’, que deve aumentar a oferta de energia no Norte do Brasil, que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a região com o maior percentual de domicílios sem acesso à energia elétrica.
O decreto atende a um pedido de seu velho amigo, o ditador venezuelano Nicolás Maduro. O Brasil está autorizado a comprar energia da Venezuela, reestabelecendo relações comerciais com o país, um pedido feito, no início do ano, em visita oficial ao Brasil por Maduro. As relações com o país estão estremecidas desde a gestão de Michel Temer.
Quando Maduro passou pelo Brasil em visita oficial, muito tumulto foi gerado, especialmente por presidentes de países amigos, como Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai e Gabriel Boric, presidente do Chile, uma vez que os mesmos condenam o regime ditatorial do venezuelano, entretanto, Lula argumenta que a Venezuela não vive um regime ditatorial e que o fato é apenas uma “narrativa”.