Maceió, 29 de maio de 2025.
Tempo: 🌡️ 23°C

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Lula volta a falar sobre conflito entre Rússia e Ucrânia: “Ninguém quer falar em paz”

Na saída do funeral do Papa Francisco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou rapidamente com a imprensa. Depois de ser questionado sobre o legado do pontífice e o desejo de que o sucessor tenha atitudes semelhantes ao argentino, Lula foi indagado sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia.

Momentos antes da solenidade começar, os presidentes de Ucrânia e Estados Unidos conversaram por 15 minutos, sob a expectativa de que haja uma resolução para o fim do conflito. Lula espera que a conversa seja o início de uma negociação para a guerra ser encerrada.

“Eu não posso intuir a conversa. Eu acho que o que é importante é que se converse para encontrar uma saída para essa guerra, porque essa guerra está ficando sem explicação. Ninguém consegue explicar e ninguém quer falar em paz. O Brasil continua teimando que a solução é a gente fazer com que os dois sentem na mesa de negociações e encontrem uma solução, não só para a Ucrânia e para a Rússia, mas também para a violência que Israel comete contra a Faixa de Gaza”, afirmou.

A comitiva brasileira já está em retorno ao solo brasileiro. Logo após a missa ser encerrada e o corpo do Papa Francisco ser levado à Basílica Santa Maria Maggiore, em Roma, para ser sepultado, a delegação voltou em um voo no avião da Força Aérea Brasileira (FAB).