O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá conversar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e pode novamente ser um intermediador para encerrar o conflito dos russos com a Ucrânia. No dia 9 de maio, Lula vai dialogar com Putin em solo russo, na celebração da vitória do país sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
A questão se torna ainda mais importante pela política de Relações Exteriores da Ucrânia ter entrado em contato com diplomatas brasileiros e pedido para que Lula voltasse a se dispor para ser a harmonia entre os lados conflituosos. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky irá dialogar com Lula ainda nesta semana. O saldo da conversa será levado à reunião entre o brasileiro e Putin.
Lula volta a ser procurado depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomar atitudes erradas em relação aos dois países europeus. Na Casa Branca, chamou Zelensky de ditador. Em seguida, impôs sobretaxas aos russos, o que fizeram as partes envolvidas se distanciarem.