Na próxima quarta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, como convidado especial, da cúpula da Comunidade dos Estados do Caribe (Caricom). O objetivo do presidente é o fortalecimento das relações do Brasil com a região que, na visão do governo, ficou esquecida nos últimos anos.
Estão previstas a reaproximação com as nações caribenhas, na Guiana, e uma reunião bilateral com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em São Vicente e Granadinas. O presidente da Guiana, Irfaan Ali, está em confronto direto com Maduro, pela disputa da região do Essequibo, localizada em território guianês e rica em petróleo.
Lula deverá ter pelo menos dez reuniões bilaterais. Interlocutores da área diplomática afirmam que o presidente fará um discurso com ênfase nas propostas da presidência brasileira do G20, como o combate à fome e à pobreza, o desenvolvimento sustentável, a ação contra o aquecimento global e a transição energética. Também vai enfatizar a cooperação Sul-Sul e a segurança na América Latina e no Caribe.











