Search
Close this search box.
Search

Lula se recusa a cumprimentar presidente da Ucrânia na cúpula do G7

O presidente Lula (PT), se fez presente na reunião que o G7 (grupo de países que comandam a industrialização), como o mediador da pacificação entre os líderes mundiais. Porém, durante o momento no Japão, existiu um embate entre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky e o governante brasileiro.

PUBLICIDADE


Dois dias depois Zelensky ter pedido uma audiência com o presidente Lula, às margens da cúpula do G7, o governo brasileiro concordou, só que após análise, Lula recusou a reunião. Assim, o gestor ucraniano, que está com problemas diretos com a Rússia, foi para Hiroshima, fazendo uma surpresa na cúpula.

Enquanto outros líderes mundiais foram cumprimentar Zelensky, Lula o ignorou, ato que foi comentado pelo líder, “Lula ficou constrangido ao me ver”, após a recusa da reunião. Ele buscava aproximar-se de países que mantêm uma posição não totalmente alinhada à Ucrânia no conflito com a Rússia. O presidente brasileiro afirmou que ambos, Vladimir Putin e Zelensky, estão errados. E se propôs a ser um mediador ou negociador para selar a paz entre os dois.

Todos os direitos reservados