Maceió, 09 de maio de 2025.
Tempo: 🌡️ 25°C

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Lula se pronuncia após morte do Papa Francisco: “Acordamos órfãos de seu afeto”

Na noite desta segunda-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou nas redes sociais sobre a morte do Papa Francisco. O pontífice morreu em Roma, aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral, seguidos por um estado de coma e insuficiência cardíaca irreversível.

Lula manifestou tristeza pela morte e afirmou que, independentemente de religião, todos acordaram órfãos de seu afeto.

“Francisco foi o papa do acolhimento. E por isso acordamos hoje um pouco órfãos do seu afeto. Um afeto que era livre de preconceitos e julgamentos num mundo que sofre com a discriminação e com a intolerância. Francisco foi o papa de todos, mas principalmente dos excluídos, dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não têm voz, das vítimas da fome e do abandono”, disse.

Lula também destacou que a morte do pontífice deve ser encarada com tristeza, mas as recordações positivas de Francisco, que procurou sempre cultivar a alegria, precisam estar na memória como a manutenção de seu legado.

“Embora o dia seja de muita tristeza, vamos nos lembrar para sempre da alegria do Papa Francisco, do sorriso que iluminava a tudo e a todos. O entusiasmo pela vida, o bom humor, o otimismo, a paixão pelo futebol, qualidades que faziam dele o mais brasileiro dos argentinos. Francisco foi o papa da esperança”, complementou.

O Brasil decretou luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco.