O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregará ao infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda e a sanitarista Adele Benzaken a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico após Bolsonaro revogar condecoração.
A medalha havia sido dada por Bolsonaro aos dois cientistas, porém retirada por decreto após ambos se posicionarem contra o uso da cloroquina no tratamento contra COVID-19, em solidariedade outros cientistas assinaram uma carta renunciando à honraria. Segundo a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos “Lula devolverá a medalha a esses dois cientistas. E todos aqueles que recusaram a condecoração no governo anterior também irão receber a medalha”.
Adele Benzaken foi diretora do Departamento de HIV/Aids do Ministério da Saúde entre 2016 e 2019, mas foi demitida do cargo pelo governo federal após a publicação de uma cartilha voltada para homens trans. Já Marcus Lacerda liderou um estudo em 2020 que concluiu que a cloroquina era ineficaz para o tratamento de covid-19. O artigo foi publicado na Journal of the American Medical Association, uma revista científica de referência internacional. Apoiadores do ex-presidente, defensor da cloroquina, incluindo o filho, Eduardo Bolsonaro atacaram Lacerda pelo estudo.