O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta quarta-feira (18) em Nova Délhi, dando início à sua agenda na Ásia, que inclui também visita à Coreia do Sul. Na chegada, ele foi recebido com uma cerimônia tradicional hindu, na qual recebeu a “tika”, marca vermelha na testa que simboliza bênção e prosperidade e o “angavastram”, espécie de encharpe colocada no pescoço como sinal de respeito.
A viagem ocorre a convite do primeiro-ministro Narendra Modi e tem como destaque a participação de Lula em uma cúpula sobre inteligência artificial, além de compromissos de Estado. O presidente está acompanhado de ministros e empresários e deve firmar acordos em áreas como saúde e exploração de terras raras.
Durante o evento, também são esperadas reuniões bilaterais com outros líderes. Entre elas, pode ocorrer um encontro com o presidente da França, Emmanuel Macron, que estará na capital indiana para a mesma cúpula. Após a agenda na Índia, Lula seguirá para Seul, onde será recebido pelo presidente sul-coreano Lee Jae Myung e discutirá ampliação de parcerias comerciais.








