O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder francês Emmanuel Macron se reuniram nesta quinta-feira (19), em Nova Délhi, para tratar do combate ao narcotráfico e a outros crimes transnacionais na região de fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa. O encontro ocorreu às margens da Cúpula do Impacto da Inteligência Artificial, realizada a convite do primeiro-ministro Narendra Modi.
Além do enfrentamento ao tráfico de drogas, os presidentes conversaram sobre o garimpo ilegal na área fronteiriça. O Palácio do Planalto não detalhou eventuais medidas conjuntas discutidas durante a reunião.
A pauta incluiu ainda a cooperação na área de defesa. Os líderes abordaram investimentos no Programa de Desenvolvimento de Submarinos e o fortalecimento da indústria aeronáutica brasileira. Entre os temas debatidos estiveram a ampliação da produção de helicópteros H145 na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG), e parcerias envolvendo a Embraer.
Macron também convidou Lula para participar da próxima cúpula do G7, que será realizada em junho na França. O encontro bilateral ocorreu pouco depois da assinatura do acordo entre União Europeia e Mercosul, tema que não entrou oficialmente na conversa.
Durante a agenda na Índia, Lula também se reuniu com o CEO do Google, Sundar Pichai, além de encontros com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković, e com o presidente do Sri Lanka, Anura Kumara Dissanayake.









