14 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Lula diz que mudará regra sobre custeio de traslado de corpos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que irá revogar um decreto de 2017 que impede o governo federal de custear o traslado de corpos de brasileiros mortos no exterior. A decisão foi motivada pela morte de Juliana Marins, jovem de 26 anos que caiu da borda de um vulcão na Indonésia durante uma trilha. Lula afirmou que um novo decreto será editado, mas ainda não detalhou as regras.

Juliana morreu no último sábado (21), mas seu corpo só foi localizado na terça-feira (24), após dificuldades no resgate. A família da jovem criticou a demora e a atuação da equipe local, alegando negligência. Já os responsáveis pelo resgate na Indonésia afirmam que só foram acionados após um integrante do grupo caminhar por horas até conseguir ajuda, e que o clima dificultou os trabalhos.

O presidente disse ter conversado com o pai de Juliana, Manoel Marins, que está na Indonésia para acompanhar a repatriação da filha. O corpo de Juliana foi levado a Bali, onde passará por autópsia para esclarecer as circunstâncias da morte.