O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (9/2), durante evento no Instituto Butantan, em São Paulo, que a cotação do dólar depende do “humor” do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo ele, a moeda americana não reflete a seriedade da economia brasileira.
“Eu fico me perguntando: e o dólar que ia para R$ 7 e está em R$ 5,23. O dólar está oscilando porque depende do humor do Trump. Não depende de nós e não depende da seriedade da nossa economia”, disse o presidente.
Lula também reforçou sua defesa do multilateralismo, citando países da América do Sul, além dos Estados Unidos e da China, e criticou o unilateralismo que privilegia os mais fortes sobre os mais fracos. “O unilateralismo imposto pela teoria que o mais forte pode tudo contra o mais fraco anos não interessa”, afirmou.
O presidente destacou que o Brasil não busca supremacia sobre países vizinhos, como Uruguai e Bolívia, mas também não quer ser inferior a grandes potências. “Não estamos escolhendo entre a China e os Estados Unidos, estamos escolhendo aquilo que é o melhor para o nosso país”, acrescentou.









