Em mais uma troca de comandos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, nesta quarta-feira(25), a economista Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica Federal, que estava no comando da instituição desde janeiro deste ano. A decisão de seu desligamento foi comunicada durante uma reunião, realizada durante esta manhã, no Palácio do Planalto.
Rita atuava na Caixa desde 1989 e já participou do Conselho de Administração do banco. Em nota publicada pelo Palácio, foi informado o economista e servidor da Caixa, Carlos Vieira Fernandes, deverá assumir o cargo. Fernandes já chegou a ocupar outros cargos de confiança em ministérios de partidos do chamado “Centrão”, em anos anteriores.
Inclusive, veio do Centrão a indicação de Fernandes que também teve o aval do deputado Arthur Lira (PP), que já havia afirmado que a presidência da Caixa estava em negociação para uma ampliação da base parlamentar do Palácio. Quanto a vice-presidência da instituição, ainda haverá reuniões entre Lula e Lira para definir as substituições.