O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (9), que o governo federal manterá investimentos em pesquisas na área da saúde. Durante evento no Instituto Butantan, em São Paulo, o presidente também defendeu a cooperação internacional e destacou a parceria com a China para ampliar a produção de vacinas no Brasil.
Lula afirmou que a cooperação com outros países busca atender aos interesses nacionais e ampliar a capacidade produtiva de imunizantes, especialmente em áreas em que o país ainda não consegue produzir em grande escala.
O evento marcou o início da vacinação contra a dengue para profissionais da atenção primária à saúde em todo o país. O imunizante é 100% nacional e foi desenvolvido pelo Instituto Butantan após mais de 15 anos de pesquisas financiadas por recursos públicos.
Segundo o Ministério da Saúde, toda a produção disponível da vacina está sendo adquirida pelo governo federal. A expectativa é que, com a transferência de tecnologia para a empresa WuXi Vaccines, por meio de parceria entre Brasil e China, a capacidade de produção seja ampliada significativamente.












