Por meio das redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre a escolha do cardeal Robert Francis Prevost como novo papa. O norte-americano adotou o nome Leão XIV e será o sucessor de Francisco, morto no último dia 21 de abril. Na publicação, Lula pediu que o novo pontífice siga os passos de seu antecessor, principalmente nas causas do meio ambiente e diversidade humana.
“Quero cumprimentar o cardeal norte-americano Robert Prevost, escolhido hoje para comandar o destino da Igreja Católica, com o nome de Leão XIV. Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos. Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo. Que o Papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo”, disse.
Outros políticos se manifestaram, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, e os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre. O papa Leão XIV é o primeiro norte-americano a ser escolhido como líder da Igreja Católica. Aos 69 anos, ele foi missionário na Amazônia peruana por dez anos e existe a expectativa de manter o trabalho construído por Francisco.