O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou nesta segunda-feira (5) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou rapidez na elaboração do plano de ressarcimento para aposentados e pensionistas prejudicados por um esquema de fraude na instituição, alvo de investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU).
Em entrevista à imprensa, Waller informou que o plano deve ser finalizado até a próxima semana. “Pela pressa que o presidente nos deu, creio que todo plano pode sair nesta ou na próxima semana”, declarou.
Segundo ele, o processo está em fase interna de análise na Casa Civil, e envolve a articulação com outras instituições como o Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público Federal (MPF).
Waller também informou que, no domingo (4), o INSS abriu 13 processos de responsabilização contra pessoas jurídicas citadas no relatório da Polícia Federal. De acordo com o presidente do órgão, essas empresas são suspeitas de pagar propina a servidores públicos ou funcionar como fachada para práticas ilegais.