Lixeiras subterrâneas começaram a ser instaladas em Maceió na quarta-feira (7). Nove equipamentos foram colocados em três bairros da capital para recolher lixo orgânico, reciclável e rejeitos. Conforme a prefeitura, o objetivo é diminuir a poluição na cidade.
A coleta mecanizada emprega o Sistema de Contentores Subterrâneos (SCS), uma tecnologia adotada na Europa e pouco explorada no Brasil. O sistema armazena os resíduos abaixo do solo, proporcionando uma estética urbana mais bonita, sem lixeiras transbordando de lixo.
Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, destacou: “As lixeiras subterrâneas são a forma mais responsável de armazenar lixo, antes da coleta, em locais com grande fluxo de pessoas”.
Além das lixeiras instaladas na orla de Pajuçara, Ponta Verde e no Vergel, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), responsável pela implementação e manutenção dessas lixeiras, planeja instalar mais seis equipamentos no canteiro principal do Benedito Bentes.