O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira (13) que a federação entre PP e União Brasil ainda não foi definida por causa de detalhes de governança entre os dois partidos.
Embora as cúpulas dos partidos já tenham chegado a um entendimento para formar a federação, ainda não há um acordo sobre quem serão os dirigentes regionais responsáveis por comandar as disputas municipais em 2024. A falta de acordo ocorre em estados como Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraíba e Paraná. A disputa interna entre os grupos do União Brasil e do PP está presente em vários estados, como na Paraíba, onde o líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho, e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) disputam o controle da direção estadual. Em Pernambuco, a briga é entre o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, e o deputado federal Dudu da Fonte (PP). Segundo Lira, a governança interna está sendo trabalhada para dar equilíbrio aos dois partidos que têm representatividade expressiva no Congresso Nacional.
Lira também comentou sobre a possibilidade de a federação atuar como base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso. Ele disse que o objetivo é ajudar no andamento de temas importantes, como a PEC da reforma tributária e o projeto que regula fake news, e que espera votar a reforma tributária na Câmara neste primeiro semestre para que seja apreciada no segundo semestre pelo Senado. As cúpulas dos partidos têm reuniões esta semana para tentar definir a governança da federação.