11 de janeiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Línguas sujas da BRK voltam a despejar esgoto no mar de Ponta Verde; IMA coleta amostras

Foto: cortesia/reprodução.

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) estiveram na praia da Ponta Verde, em Maceió, nessa sexta-feira (9), para coletar amostras de uma nova “língua suja” identificada no local após denúncias da população. O material recolhido passará por análise laboratorial para identificar o tipo de contaminante despejado no mar, com resultado previsto em até dez dias. Enquanto isso, o órgão orienta que banhistas evitem o contato com a água nas áreas afetadas.

Embora os laudos ainda estejam em andamento, o histórico recente de ocorrências semelhantes aponta a BRK, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário, como a principal responsável pelos episódios de poluição. Em setembro de 2025, durante a Operação Língua Suja, técnicos do Iplam e da Seminfra identificaram vazamentos provenientes da própria rede coletora de esgoto, que extravasava para o sistema de drenagem e atingia diretamente a faixa de areia. Na ocasião, a BRK foi acionada para realizar o reparo e acabou autuada.

Situação semelhante já havia sido registrada em junho de 2024, também na Ponta Verde, nas proximidades do Marco dos Corais. Uma inspeção com robô identificou ruptura na rede coletora de esgoto, novamente ligada ao sistema de drenagem, permitindo o lançamento irregular de efluentes no mar e provocando forte odor na região. O despejo de esgoto em galerias pluviais é proibido e configurado como crime ambiental pela legislação municipal.