Search
Close this search box.
Search

Levantamento mostra ministros de Lula mais populares; Haddad perdeu popularidade após memes

Foto: Reprodução/X

Um levantamento feito pelo IPD (Índice de Popularidade Digital), que varia de 0 a 100 e é analisado diariamente pela empresa de pesquisa e consultoria Quaest, mostra quais são os ministros do Governo Lula mais avaliados. Os dados são calculados por meio de algoritmo que coleta e processa 175 variáveis das plataformas X (ex-Twitter), Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, Wikipédia e Google.

PUBLICIDADE


Segundo a pesquisa, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), perdeu popularidade digital desde maio, mas está na liderança do ranking entre membros do alto escalão do governo Lula (PT). Uma onda massiva dos memes “Taxad”, como vem sendo chamado por opositores em redes sociais, tem influenciado na queda da popularidade de Haddad.

Já Paulo Pimenta (PT), antes no topo do pódio com maior protagonismo diante das chuvas no Rio Grande do Sul, despencou e terminou julho em terceiro, atrás do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), titular do Ministério do Desenvolvimento. Já o ex-governador de Alagoas e atual ministros dos Transportes, Renan Filho, configura na 24° posição .

Completam a lista dos cinco ministros mais populares nas redes Simone Tebet (MDB), que chefia o Planejamento, e Paulo Teixeira (PT), do Desenvolvimento Agrário, o nono em maio.

A primeira tem conseguido manter relevância virtual mesmo com menor visibilidade devido à crescente pressão por planos para o corte de gastos do governo federal para manter a meta de déficit zero em 2025, frequentemente detalhando os planos de cortes da equipe econômica.

Já o segundo passou a se manifestar neste mês sobre a regulamentação da reforma tributária, em trâmite no Congresso Nacional. Ele defendeu a taxação de agrotóxicos e produtos ultraprocessados pelo IS (Imposto Seletivo), que sobretaxa bens considerados danosos à saúde e ao meio ambiente.

Fonte: Folha de São Paulo

Todos os direitos reservados