Search
Close this search box.
Search

Leonardo Dias entrega comendas em reconhecimento a empresários do setor produtivo

Na manhã desta sexta-feira (24), o vereador Leonardo Dias (PL) presidiu uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Maceió, onde homenageou empresários que contribuem significativamente para o fortalecimento do setor produtivo de Maceió e de Alagoas.

PUBLICIDADE


Os homenageados foram os empresários José Eutímio Brandão Júnior e Thiago Falcão, do setor gastronômico, e André Santos e Mauro Vasconcelos, do ramo hoteleiro. A solenidade contou com a presença de representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AL), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/AL), da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomercio).

Em seu discurso inicial, Leonardo Dias destacou a importância do setor produtivo para a economia de Maceió e de Alagoas, ressaltando como o desenvolvimento da gastronomia e do turismo impacta a economia local. Ele também mencionou a aprovação do Marco da Liberdade Econômica como uma medida para fomentar o livre mercado e gerar emprego e renda.

“Os mais recentes números de geração de emprego e renda em nossa capital também testemunham isso. Inclusive, por enxergar a necessidade de melhor aproveitar tais oportunidades, sempre me coloquei – aqui nesta Casa – como um defensor do livre mercado em nossa capital, aprovando, por exemplo, o Marco da Liberdade Econômica. Esta luta – da qual me irmano – é por entender que é o setor produtivo que termina por desenvolver o maior programa social que dignifica o homem: a geração de emprego e a possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional”, pontuou Dias.

O vereador também destacou o trabalho desenvolvido pela Abrasel e a ABIH em Alagoas, que têm como fruto resultados impactantes na economia do estado. Recentemente, Maceió foi campeã do ranking de buscas por pacotes de viagens. De acordo com a pesquisa PNAD/IBGE, o setor de Turismo é o que mais emprega em Maceió. Somente em março deste ano, este setor injetou R$ 3 bilhões na economia local. De acordo com o IBGE, os postos de trabalho, no setor de serviços foram puxados pelo desenvolvimento do nosso Turismo. Não por acaso, estamos vendo aí as taxas de ocupação batendo recordes e novos investimentos sendo intensificados em nossa cidade.

“Reconhecer o trabalho destas pessoas é de fundamental importância para que, não apenas sirvam de inspiração e exemplo a tantos outros, mas também para ressaltar a dimensão da importância dos frutos do trabalho oriundos do amor por uma gente e por uma terra, o trabalho pautado por valores como honestidade, verdade, compromisso, doação, caridade, preocupação com o próximo, dentre tantos outros que poderiam aqui ser pontuados por fazerem parte da trajetória de cada um dos aqui homenageados”, disse Leonardo.

“Os que aqui recebem estas justas honrarias são pessoas que nos enchem de orgulho, que estão marcadas na História de Maceió como protagonistas do sucesso, tornando-se lições vivas para aqueles com os quais convive e para futuras gerações. São pessoas que, confiantes em Deus, trilharam seus caminhos sem egoísmo, produzindo e compartilhando as riquezas que produzem, contribuindo significativamente para a melhoria do nosso quadro social” complementou o vereador.

Brandão Júnior recebe a Comenda Graciliano Ramos

Natural de São Miguel dos Campos, Brandão Júnior se tornou amplamente conhecido e reconhecido no cenário empresarial alagoano. Dedicou sua vida à cultura de gestão, tendo MBA em Gestão Empresarial e, atualmente, cursando mais uma MBA na mesma área. Sua biografia em liderar empreendimentos fala por si só, com os frutos colhidos com o Maikai Choparia e Show Bar, Siri Maluco, Bendita Massa, Rapa Nui, Anamá Restaurante, entre outros.

Seu talento e dedicação também o levaram a ser parte do Conselho de Administração da Abrasel Nacional de 2013 a 2020 e ocupar a posição de Presidente Seccional da Abrasel Alagoas por dois mandatos, de 2010 a 2016 e novamente de 2021 a 2022, além de ser o atual Vice-presidente Seccional. Além de sua contribuição significativa para o cenário de bares e restaurantes, José Eutímio também é sócio-proprietário da G4 Plus Empreendimentos Imobiliários desde 2009, consolidando seu nome no setor empresarial e imobiliário de Alagoas.

“Com uma trajetória profissional diversificada e impressionante, José Eutímio Brandão Júnior é um empreendedor exemplar, líder influente e com contribuição essencial para o desenvolvimento econômico de Alagoas. Este empresário é um exemplo de tudo que aqui já citamos: a capacidade de enxergar oportunidades e assim realizar projetos que, de forma concreta, beneficiam milhares de pessoas, garantindo renda, distribuindo riquezas e mudando a face de nossa cidade, não apenas em relação ao Turismo e à Cultura, já que alguns de seus empreendimentos dialogam também com este setor”, afirmou Leonardo.

Brandão Júnior agradeceu ao vereador Leonardo Dias e a seus pais pela formação de caráter. Ele relembrou sua trajetória profissional iniciada aos 14 anos.

“Comecei minha trajetória muito novo, com apenas 14 anos de idade. E eu resolvi começar a trabalhar porque não gostava de ganhar mesada, eu gostava de ganhar dinheiro. No estágio, eu comecei como estagiário e depois fui office boy e funcionário do escritório do meu pai. Na ocasião, eu prestei concurso para trainee do banco Banorte e consegui passar. Nessa ocasião, eu já fazia engenharia e minha vida sempre foi voltada para fazer várias coisas ao mesmo tempo”, disse.

Brandão também rememorou da parceria com seu irmão, Guilherme, que criaram um dos bares mais famosos de Maceió, o Maikai. “Meu irmão, após viagem aos EUA, em 1999, voltando para Maceió, resolveu abrir um bar que se chamaria Maikai. Em 2000, ele conseguiu montar em uma padaria que estava fechando, lá na Avenida Belo Horizonte. Com 10 mesas, ele começou a história do Maikai. Ao final de 2001, ele quis abrir o Maikai na parte baixa, no Stella Maris. Hoje está no mesmo lugar e não sei como, mas conseguia trabalhar no banco e tomar conta do Maikai. Em 2004, eu tive que optar de ficar somente no bar. É impossível falar dessa trajetória, sem falar da minha passagem pelo terceiro setor. Adquiri experiência ao lado de profissionais competentes e importantes para o desenvolvimento dessa cidade e do nosso estado. Obrigado a todo o time do turismo por todos os ensinamentos”, lembrou.

O empresário foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, 2006 e agradeceu aos seus familiares e amigos pela parceria e apoio.

“Fiz parte do grupo que fundou a Abrasel em Alagoas, com apenas 36 associados. Quando saí da presidência da associação, tínhamos 160 associados. À minha amada família, muito obrigado por todo apoio, pela paciência, companhia, amor e confiança nos meus sonhos e no nosso projeto de vida. Aos parceiros e amigos, que eu possa continuar contando com cada um de vocês em minha trajetória. Ainda continuo com sede de aprender e ter o enorme prazer de realizar negócios. Por fim, que nunca me falte a perseverança e a vontade de fazer acontecer”, concluiu.

Thiago Falcão recebe a Comenda Afrânio Lages

Thiago Falcão, aos 40 anos, é uma referência no ramo gastronômico de Alagoas. Com formação em Administração e Gastronomia, Falcão liderou a Abrasel/AL por cinco anos e atualmente faz parte do conselho de administração nacional da Abrasel.

Falcão agradeceu aos amigos e parceiros e destacou os desafios enfrentados, incluindo a recuperação do restaurante Mestre Cuca após períodos de dificuldades financeiras. Ele também expressou gratidão à sua esposa pelo apoio.

“Fruto do reconhecimento por seu trabalho, Thiago Falcão é uma liderança na Associação Brasileira de Bares Restaurantes (Abrasel/AL), chegando a presidir a entidade por cinco anos. Atualmente, Falcão faz parte do conselho de administração nacional da Abrasel e lidera o Conselho Nacional da instituição, um dos cargos de maior relevância no setor”, destacou o vereador.

“Esta comenda reconhece a importância daqueles que muito contribuíram para o desenvolvimento da área do Turismo, trazendo benefícios e investimentos à cidade de Maceió. É inegável que Falcão é um destes nomes”, prosseguiu.

Em seu discurso, Thiago Falcão agradeceu amigos e parceiros por sua trajetória como empresário e a frente das entidades que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo em Alagoas e no Brasil. “Estou muito feliz de receber essa comenda com pessoas tão queridas e que fizeram parte de uma história muito importante para mim”, destacou o empresário.

Emocionado, Falcão também relembrou os percalços que viveu durante sua trajetória a frente do tradicional restaurante Mestre Cuca.

“Dentro desse percurso já quebramos algumas vezes e acho que um negócio que tem muito tempo tem disso. Já fomos à falência e voltamos a nos reerguer e é disso que faz a gente se mover e buscar o melhor, porque dentro desse percurso já impactamos muita gente de forma positiva, gerando empregos, proporcionando a mudança na vida dessas pessoas e isso para mim é algo que não tenho limites”, destacou Thiago Falcão.

“Agradeço minha esposa pela parceria, pois presidir uma entidade muitas vezes nos faz abdicar da família e exige muita paciência da outra pessoa e exige muita bondade da parte dela de entender uma causa que não é dela e que de certa forma pesa dentro do dia a dia da gente enquanto eixo familiar. Muitas vezes estamos perto, mas a cabeça está longe. Então, muito obrigado pelo companheirismo”, complementou.

André Santos recebe a Comenda Governador Afrânio Lages

André Santos, engenheiro agrônomo e empresário do setor hoteleiro, foi presidente da ABIH/AL, vice-presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau e diretor-financeiro do Sindicato dos Hotéis. Ele está à frente do Hotel 7 Coqueiros e Coqueiro Express.

“André Santos é uma das maiores referências do setor de hotelaria deste Estado. Tal reconhecimento se dá entre seus pares, como também em toda sociedade, sendo um dos pilares do nosso trade turístico, diante dos inúmeros serviços prestados, por conta de sua capacidade de interlocução com diversos setores na busca pela melhoria do Turismo não só em Maceió, mas em toda Alagoas”, pontuou o vereador.

Pós-graduado em Administração Hoteleira e Gestão de Turismo pela Castelli Escola Superior de Hotelaria, André Santos colocou um imenso aporte intelectual acumulado em prática desenvolvendo duas artes fundamentais ao setor do Turismo: saber servir bem e ser receptivo em igual escala.

“Tal inspiração veio de berço. E aí, meus amigos e amigas, percebam a importância da família: Foi assistindo a sua mãe Marilda Santos recebendo em casa os amigos comerciais do trabalho do pai, Guido Santos, que aprendeu que a hospitalidade era um dom a ser sempre desenvolvido para melhor”, destacou Dias.

Hoje, além de Presidente da ABIH/AL, é vice-presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau e diretor-financeiro do Sindicato dos Hotéis. Como empresário, está à frente, junto com os irmãos, Luís Eugênio e Waldir, do LWA, que tem o Hotel 7 Coqueiros e o Coqueiro Express, e da RJS Representação e Distribuição, que trabalha com representações de espetos de carnes especiais e castanhas saborizadas.

“Portanto, senhores e senhoras, é um ato de Justiça conceder a André Santos a Comenda Governador Afrânio Lages. Tenho orgulho de ter proposto esta honraria, que foi aprovada por unanimidade nesta Casa. A Comenda Afrânio Lages não poderia estar em melhor mãos, já que nasceu da necessidade de reconhecer o trabalho daqueles que contribuíram para o desenvolvimento da área do Turismo, trazendo benefícios e investimentos à cidade de Maceió”.

Emocionado, André Santos discursou agradecendo aos companheiros de trabalho e também destacou os sacrifícios que precisou fazer para trabalhar pelo desenvolvimento turístico de Maceió e Alagoas.

“É bem importante pontuar que quando se é presidente de uma entidade, se abre mão do lado familiar e as vezes essa dedicação não é entendida pelos seus familiares. Lutar por um grupo e as vezes algumas pessoas desse grupo não entende o trabalho que tem sido feito”, disse.

“Essa comenda é uma conquista, não só minha, mas do Turismo. Eu assumi a presidência da ABIH em 2020 e eu, em minha cabeça, já estava pensando em terminar o meu ciclo nas entidades, onde comecei em 2013”, pontuou.

Mauro Vasconcelos recebe a Comenda Mário Guimarães

O empresário Mauro Vasconcelos é um dos nomes que se confunde com a própria História do Turismo em Alagoas. Atualmente, permanece apenas como conselheiro consultivo e passou a se dedicar ao mercado imobiliário com a Ponta Verde Empreendimentos, em funcionamento desde 1986 onde tem parcerias com várias construtoras. Hoje possui 5 empreendimentos imobiliários em construção.

Mauro Vasconcelos, com uma carreira marcada pela determinação e compromisso social, é conhecido por sua contribuição ao turismo e pelo trabalho no mercado imobiliário com a Ponta Verde Empreendimentos.

Durante sua trajetória, Vasconcelos coleciona honrarias devido ao trabalho desenvolvido pelo setor produtivo e em outros segmentos. Entre as homenagens, destacam-se:

  •  na década de 80 – Troféu Personalidade Nacional do Turismo – Recebido através da ABRASEL/RN na cidade de Natal;
  • em 1990 – Medalha do Mérito e Amigos da Marinha, da Capitania dos Portos de Alagoas;
  • em 1991 – Troféu Girassol de Ouro, Destaque no Turismo Nacional, através da cidade do Rio de Janeiro;
  • em 1991 – Diploma pela sua colaboração e incentivo ao Turismo no Estado de PE;
  • em 1999 – Título Amigo da Polícia – Através da Secretaria de Segurança Pública, pelo reconhecimento aos relevantes serviços prestados a Polícia Civil do Estado de AL;
  • em 2004 e 2013 – Troféu Catavento de Prata – Concedido pela Gazeta do Turismo da Bahia, pelo destaque no Turismo Brasileiro;
  •  em 2006 – Medalha de Honra ao Mérito Marechal Floriano Peixoto – Em prol do Desenvolvimento Cultural, Educacional Econômico e Social de Alagoas;
  • em 2016 – ABIH Nacional, pela dedicação e serviços prestados à hotelaria e turismo do Brasil;
  •  em 2017 – 40 anos de fundação da ABIH/AL, homenagem pelo comprometimento e dedicação ao turismo de Alagoas;
  • em 2018 – Diploma da Medalha Exército Brasileiro, em reconhecimentos ao relevantes Serviços Prestados ao Exército Brasileiro, Através do 59° Batalhão de infantaria motorizado (59° Bi Mtz);
  • em 2019 – Diploma “Colaborador Emérito do Exército” pelo apoio ao Exército Brasileiro;
  • em 2022 – 45 anos de fundação da ABIH/AL, homenagem pelos serviços prestados ao turismo de Alagoas;
  • em 2023 – 30 anos do Grupo Tático da Polícia Civil do Estado de Alagoas, homenagem pelo apoio e parceria coma segurança pública do Estado, entre outros prêmios com destaques locais.

Como investidor, Mauro se destaca por sua visão a longo prazo. O empresário foi um dos pioneiros a investir na rota Ecológica dos Milagres e na Praia do Francês na época em que as pessoas da região não acreditavam no seu desenvolvimento.

“Mauro Vasconcelos tem um compromisso assumido com o país. Além de sua atividade profissional destacada, nunca deixou de lado a defesa pública de valores caros à sociedade, sendo sempre um patriota, em defesa da fé, do país. Eu sou uma testemunha no engajamento do Mauro Vasconcelos, se colocando como um protagonista nas horas difíceis deste país, sem temer. Com posições claras no combate a corrupção, na defesa do que é o certo. Seu amor a nossa cidade é reflexo do seu igual amor a este Brasil, que tanto precisa de homens assim. Homens que fazem valer o que de fato entoamos, quando cantamos que os ‘filhos teus não fogem à luta’”, ressaltou o vereador.

Em seu discurso após receber a honraria, Mauro Vasconcelos agradeceu ao vereador Leonardo Dias pela proposição da Comenda Mário Guimarães e destacou o trabalho desenvolvido pelos outros homenageados.

“É uma grande honra ser reconhecido pelo trabalho desenvolvido no setor de turismo em Maceió. Aproveito para parabenizar aos demais homenageados, que são grandes guerreiros. O crescimento do turismo em nossa região é fruto do esforço conjunto de todos e eu estou muito feliz em fazer parte dessa história”, destacou.

O empresário, emocionado, destacou seus familiares e todos os seus companheiros de trabalho do Hotel Ponta Verde e Ponta Verde Empreendimentos.

“Cada conquista que celebramos é resultado do trabalho árduo e dedicado de todos. Continuaremos trabalhando com entusiamo e dedicação para oferecer as melhores experiências aos nossos visitantes e promover o desenvolvimento com geração de emprego da nossa querida Maceió”, concluiu Vasconcelos.

RECONHECIMENTO DAS ENTIDADES

O presidente da Abrasel/AL, Marcus Batalha, se pronunciou destacando o trabalho realizado pelos empresários homenageados por Leonardo Dias.

“Estamos aqui diante de quatro grandes líderes do turismo do estado de Alagoas, mas também do setor da hotelaria e de alimentação fora do lar. O setor produtivo, que só no estado de Alagoas corresponde a 30 mil empregos diretos e em Maceió, são 16 mil empregos, o que mostra a força e a potência que esses dois setores têm, que faz uma diferença muito grande na economia do estado e da cidade de Maceió. Em nome de todos os associados da Abrasel, parabenizamos e agradecemos a vocês pela força empenhada no dia a dia desses empresários. Eles, não só lutaram, como continuam lutando no seu dia a dia, para fomentar e desenvolver todo esse setor produtivo. Fica o agradecimento por todo o trabalho que desempenharam e continuam desempenhando”, pontuou.

Gabriel Cedrim, presidente da ABIH/AL, também se pronunciou ressaltando o trabalho e o legado deixado pelos homenageados.

“Eu tenho a honra de estar aqui nesse momento falando para vocês, que são símbolos como empresários, mas são símbolos de uma classe de empresários que são capazes de sair de si para se doar para a terra de vocês. Isso foi algo que eu sempre tive como lição e eu fico muito feliz e honrado em que na minha terra tenho companheiros, amigos e empresários que são capazes de sair de seus interesses particulares e começar a olhar para os problemas de nossa cidade e começar a ir atrás das autoridades para resolver. Quando nos dedicamos a uma causa, isso é amor. Sair de si para fazer o outro florescer. Essa homenagem é justa, pois reconhece o mérito e os homens que vocês são”, concluiu.

Todos os direitos reservados